EDUCAÇÃO

Aluno da Unigran Europa, craque douradense é campeão de futsal

No final de abril, o jogador de futsal douradense Alex Merlim, conhecido como Babalu, conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa de futsal, pelo Sporting – time de Portugal. O placar foi de 2 a 1 para os portugueses sobre o Kairat, do Cazaquistão, e um dos gols foi marcado por Alex. O que nem todo mundo sabe, é que além de craque das quadras, ele é um dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Unigran Europa, no polo de Lisboa.

Alex começou a jogar futsal quando ainda estudava, teve passagens por equipes de Mato Grosso do Sul e foi convidado para jogar por times de São Paulo. De lá, a carreira decolou e ele foi para a Europa, onde além dos títulos conquistados, defende a Seleção Italiana de Futsal.

Para quem acha que futsal e Ciências Contábeis são coisas bem diferentes, Alex explica que não é bem assim e conta os planos para o futuro. Confira a entrevista com o jogador.

Por quais equipes você já jogou?

Despachante MS; Corte Aço; Comercial Mariano (2003 e 2004); Bebedouro SP (2005); Santa Fé (2005); Jaboticabal – SP (2006); Augusta (2007); Luparense (2011–2015) e Sporting CP (2015 – atualmente).

Quando foi que você começou a jogar futsal? Qual foi o motivo de ter escolhido essa modalidade?

Comecei jogar desde criança, aos 7/8 anos. Eu adolescente tinha bolsa de estudo em um colégio em Dourados. E a bolsa era pra os atletas de futsal. E então, comecei a me dedicar a isso.

Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira até o momento?

Foram muitos momentos desde então, principalmente poder jogar dois mundiais pela seleção Italiana, a qual faço parte, após a naturalização, há 10 anos.

Fui campeão europeu também pela seleção italiana e este foi também um marco importante. A mais recente conquista e histórica, seja para mim pessoalmente, seja para o clube a qual defendo Sporting clube de Portugal foi a UEFA Champions League de Futsal. Onde fui premiado com o melhor gol da competição.

Como foi receber o convite para defender a seleção italiana?

O convite da seleção italiana veio após minha naturalização italiana, aos 20 anos de idade. Fui para Itália jogar o campeonato nacional italiano e assim veio o convite.

Há chances de voltar a jogar no Brasil?

No momento não existe possibilidades por questões contratuais.

Quais são as metas e desafios para o futuro?

O meu futuro em Portugal se definirá no fim de dois anos. Após isso muita coisa pode acontecer.

Quais os motivos que o levou a escolher o curso de Ciências Contábeis da Unigran? 

Quando morava em Dourados cursei o curso de Educação física na Unigran presencial. Mas, por motivos de mudança, tive de abandonar o curso. Anos se passaram e quando vim para Portugal soube do Polo em Lisboa e então logo pretendi concluir um curso. Escolhi Ciências Contábeis, pois, me identifiquei com a matéria e tenho curiosidades da área. 


Título da Liga dos Campeões da Europa de Futsal

Como é estudar a distância?

No meu caso especialmente, treinos de dois períodos, viagens longas, competições de grande nível, não conseguiria presencialmente concluir. A Educação a Distância (EAD) me proporciona nas viagens nos hotéis e mesmo em casa estudar concluir as atividades e realizar as provas no polo. Conto também com um polo em Lisboa com uma equipe muito disposta a ajudar e principalmente facilitar meus horários que são muitas vezes irregulares.

No futuro pretende exercer a profissão?

Sim, pretendo um dia me dedicar num setor esportivo. Contabilidade esportiva. Trabalhar com algo que tive contato a vida toda. Uma área de carência tanto no Brasil quanto aqui na Europa.


Alex jogando pela seleção italiana de futsal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.