Image Alt

Blog Unigran Europa

5 dicas de como aproveitar seu ensino a distância da melhor forma

Você quer muito fazer uma graduação ou especialização, mas não sabe como conciliar com a vida corrida do dia a dia? Seja pela dificuldade de assistir a todas as aulas presencialmente, de se deslocar até a faculdade ou até mesmo a complicação de conciliar aulas, trabalho e vida pessoal, os cursos da modalidade a distância (EAD) são para você!

Estudar a distância vem crescendo cada vez mais no mundo todo e a flexibilidade é a grande aliada para este ensino. Mas, não pense que é mais fácil que os cursos presenciais. Fazer o ensino a distância requer muita disciplina e por isso preparamos aqui 5 dicas para você se organizar e poder aproveitar o curso a distância da melhor forma. Confira!

1. Certifique-se que a instituição e o curso estão credenciados pelo MEC

Antes de entrar em um curso de graduação ou pós-graduação a distância, é importante certificar que a faculdade e o curso estejam credenciados pelo Ministério da Educação.

O diploma EAD vale tanto quanto um presencial, mas para conseguir vagas de emprego na área, concorrer em concursos ou dar seguimento aos estudos de especializações, é necessário que o curso superior seja credenciado pelo MEC.

2. Estude em um lugar calmo

As interrupções e as distrações são os piores inimigos da concentração necessária para estudar. Para garantir que você tenha sucesso em seus estudos, separe um lugar calmo de sua casa para esta função.

Caso não seja possível estudar em silêncio dentro de casa, talvez seja uma boa ideia procurar lugares próprios para isso, como bibliotecas e salas de estudos. Lembrando sempre de manter redes sociais, televisão, celulares e outras distrações longe de você na hora dos estudos.

3. Planeje-se

No método de ensino EAD, a disciplina e organização são características essenciais. Para garantir seu bom desempenho no curso, anote todas as tarefas, respeite os prazos e metas estipuladas.

Se sua rotina é muito corrida, crie um cronograma em cima do seu horário disponível para assistir as aulas, fazer as tarefas ou estudar, evitando, assim, o descumprimento de prazos e entregas de trabalhos.

4. Conheça a plataforma

Como boa parte do seu ambiente de estudo será virtual, nada mais justo do que conhecer muito bem a plataforma do seu curso. Isso também pode te auxiliar a manter as atividades e trabalhos em dia e te aproximar dos fóruns para discussão e perguntas. Este tipo de hábito pode te garantir ainda mais qualidade ao seu aprendizado!

5. Não se sobrecarregue

No curso EAD, o aluno possui um prazo bem definido para entrega de trabalhos e realização de provas. Perde pontos se atrasar a entrega e, caso a atividade não seja entregue, o acadêmico pode ser reprovado. Estudar bastante é essencial, mas é preciso ter equilíbrio: não pegue mais matérias do que é capaz de cumprir.

Pensar que por ser a distância poderá fazer muitas atividades de uma vez é um erro.  A carga de conteúdo em cada disciplina pode ser bem pesada e exigir mais tempo do que você imaginava. Com muito conteúdo, você pode não ter tempo para todas as disciplinas e acabar reprovando ou não conseguindo aproveitar todo o aprendizado do curso.

Analise cada semestre e disciplina e veja se ela cabe dentro do seu planejamento e rotina.

Gostou das dicas? Tem mais alguma que você usa e é infalível? Conta para gente nos comentários!