ensino médio
Huby Cursos

7 dicas de estudo para o seu Ensino Médio online

Estudar o Ensino Médio online pode intimidar um pouco no início, especialmente porque, em muitos casos, é difícil desenvolver o hábito de estudar por conta própria.

Justamente por isso, é preciso saber como criar um cronograma de estudos e se organizar para ser aprovado e conquistar seu diploma!

Assim como acontece com o trabalho, os estudantes devem se comprometer com um horário de estudo e podem reservar  dias e turnos específicos para isso. Criar uma rotina ajuda a ter mais disciplina e organização, além de permitir mensurar seu processo com mais clareza.

Com isso em mente, reunimos aqui algumas dicas úteis para ajudar a montar esse cronograma e aproveitar ao máximo tudo que estudar o seu Ensino Médio online pode te oferecer. Confira!

 1 – Seja organizado 

Ser organizado é fundamental para o processo de adequação da rotina em relação aos estudos a distância. É imprescindível que cada aluno encontre maneiras de organizar os seus dias, semana e meses se quiser ser mais produtivo.

Antes de mais nada, vale anotar todas as tarefas para entender como as atividades das aulas poderão ser encaixadas na agenda. Encontrar esse tempo para os estudos é a parte mais importante de estruturar uma nova rotina. 

Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja utilizando um gerenciador de tarefas, calendário, uma planilha ou até mesmo uma folha de papel. O ideal é que seja do jeito que mais lhe agrada e que ajude a cumprir suas obrigações.

2 – Crie uma lista de prioridade 

Já que falamos no tópico anterior sobre organização, vale a pena complementar esse tópico com um truque que pode contribuir efetivamente para que você seja mais organizado: criar uma lista de prioridades é tão imediato.

O fato é que não basta o que precisa ser feito, é preciso entender quais obrigações são importantes e mais urgentes. Dessa maneira, será possível identificar o que deve ser realizado com certa prioridade e o que pode ser deixado para depois – sempre com o cuidado de evitar a procrastinação.

3 – Desenvolva disciplina

Provavelmente, esse é um dos tópicos mais importantes quando o assunto é estudar online. Quando a modalidade de ensino é presencial e você está dentro da sala de aula, de uma maneira ou outra, você tem um contato com a matéria. 

Quando a modalidade é Ensino Médio online, você precisa ter a disciplina de assistir às aulas. Afinal, de nada adianta um belíssimo cronograma, se você não cumpri-lo. Portanto, para se organizar para estudar online você deve assumir um compromisso com o seu futuro e sempre relembrar do seu objetivo.

4 – Separe um local de estudo 

Estudar em casa não é fácil, principalmente devido a grande quantidade de distrações. Nesse contexto, separe um espaço, especialmente, para o estudo. Assim, você e os outros moradores da casa entendem que aquele é o seu espaço e momento para estudar. 

Nesse local, é válido contar com uma mesa de apoio e uma cadeira adequada. Evite estudar em espaços desorganizados ou na cama e sofá, uma vez que isso tende a reduzir a produtividade. Se necessário, busque uma biblioteca ou a estrutura da sua unidade de apoio para estudar!

5 – Fuja das distrações  

Se organizar para estudar online exige que você fuja de distrações. Por exemplo, a notificação de aplicativos, é um exemplo que pode dispersar e colocar em cheque o seu compromisso com a rotina. 

Portanto na hora de estudar é preciso ter “postura de estudante”. Para isso, silencie as notificações do seu celular, feche todas as demais abas do seu navegador e direcione o seu foco para os estudos. Outra boa dica é contar com os aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais durante determinado período. 

6 – Mantenha boas práticas

Ao estudar online você terá acesso ao material das aulas. Nesses casos, apenas ler o material ou somente assistir às videoaulas não te trará o retorno  esperado. É preciso, verdadeiramente, estudar. 

Por isso, é muito importante que você tome anotações, com papel e caneta, e com suas próprias palavras. Uma das grandes vantagens de estudar online é que você pode determinar o ritmo de estudo, portanto, pode pausar a aula ou a leitura e realizar anotações.

É importante sempre realizar os exercícios e atividades propostos de cada disciplina.

 7 – Crie práticas de incentivo 

Você também precisará de momentos de lazer, de descanso e de passar um tempo com a sua família e amigos.  Isso é muito importante! Nesse sentido, uma boa dica é criar práticas de incentivo. 

Afinal nem todos os dias você estará motivado a estudar e isso pode afetar o seu rendimento no seu estudo a distância. Sendo assim, use a criatividade e crie estratégias para se manter disposto. Como intercalar entre matérias fáceis e mais complexas. 

Agora que você já conhece nossas dicas, esperamos que a rotina de estudos se torne mais fácil na Europa.

Aqui na Huby Educacional você pode finalizar seu Ensino Médio onde e quando quiser, de acordo com a sua rotina. Isso porque contamos com uma plataforma didática que irá facilitar na hora de estudar. 

Leia aqui: Faça seu Ensino Médio online na Europa com qualidade Unigran

Ficou com alguma dúvida de como funciona o Ensino Médio da Huby? Clique aqui e fale com a gente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.