como fazer uma cover letter
EMPREGRABILIDADE

O que é e como fazer uma Cover Letter

Você sabia que conseguir um emprego com melhor remuneração e mais free time pode estar a uma carta de distância?

É bem verdade que, diante de uma rotina corrida, é até difícil pensar em todas as obrigações para conquistar uma nova vaga de emprego. Mas para crescer profissionalmente, aumentar a estabilidade e passar mais tempo com a família, vale a pena buscar uma vaga melhor. Nessa procura, a Cover Letter é fundamental.

Saber elaborá-la pode ser o que vai garantir que você seja chamada para uma entrevista e possa, enfim, conquistar uma nova posição. Quer descobrir como criar a sua? Continue a leitura e veja como fazer uma cover letter para o Reino Unido.

Afinal, o que é uma Cover Letter

Conhecida em português como carta de apresentação, ela é um documento anexo ao currículo. É especialmente adotada no Reino Unido, mas também é empregada em outros lugares na Europa.

Por que ela é utilizada?

Depois de entender o que é este documento, vale conhecer que ele é usado como um mecanismo extra de seleção. É por meio dele que você poderá se apresentar de forma personalizada para a empresa e de fazer com que o seu perfil seja considerado.

Além disso, é um método usado para evitar o envio em massa de currículos sem avaliar questões específicas da vaga.

como fazer uma cover letter

Como fazer uma cover letter?

Saber como elaborar a sua carta de apresentação exige alguns cuidados especiais. Para simplificar o seu cotidiano que já é corrido, apresentamos algumas dicas para acertar. Confira!

Introdução

Antes de se apresentar, comece pela data, que deve ser escrita por extenso. Depois, inclua os seus dados de contato, o destinatário e o endereço — sem nenhuma abreviação.

A saudação pode ser pessoal caso você conheça quem seleciona. Use “Dear Mr [Sobrenome]” para homens e “Dear Ms [Sobrenome]” se for uma mulher casada. Se for conveniente, substitua por Dr. ou Sir. Se não souber de quem se trata, adote “Dear Sir/Madam”.

Em seguida, diga a qual vaga pretende concorrer e manifeste o seu interesse. Demonstre firmeza para explicar o motivo do seu envio.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, aponte, brevemente, a sua formação profissional. Discorra sobre suas qualidades e diga como você é uma boa escolha para a empresa.

A intenção não é repassar o currículo e, sim, explicar por que é a melhor opção para a vaga. Indique que você está pronta para executar o trabalho e se dedicar ao máximo. Tente manter o contato simples, mas efetivo.

Conclusão

Depois de apresentar os motivos correspondentes, solicite a oportunidade de ter o seu currículo avaliado. Disponibilize-se para encontrar o recrutador e debater sobre a vaga. No final, despeça-se.

Como se despedir?

Para encerrar a sua Cover Letter, finalize com uma saudação formal e profissional. Entre as melhores opções estão “Sincerely” e “Best Regards”.

Não se esqueça de colocar o seu nome no final para concluir o elemento e deixar uma boa impressão.

O que escrever e o que evitar?

Ao entender o que é uma Cover Letter, fica claro que ela deve ser usada para apresentar quem você é, como profissional. Inclua informações relevantes, sucintas e que se encaixem na vaga.

Deixe de fora frases feitas, muito rebuscadas ou de significado vazio. Tome cuidado, também, com construções genéricas. Sempre remeta à vaga, à empresa e à descrição da posição.

Além de tudo, é fundamental evitar erros. Revise e edite quantas vezes forem necessárias para chegar ao melhor resultado.

como escolher o curso certo na faculdade

Qual modelo usar?

Para não errar, é possível utilizar um modelo indicado de Cover Letter para o Reino Unido. No entanto, use-o para se basear, pois apenas substituir informações não é adequado. No final, o seu texto deve com a seguinte estrutura:

“[Seus dados pessoais e de contato]

[Destinatário]

[Nome da Empresa]

[Data por extenso]

Dear Sir/Madam

I am applying to [vaga desejada] currently advertised on [local onde encontrou a vaga].

As you can see from my attached CV, I am a [sua posição] with [tempo de experiência] years of experience. I believe my skills are an ideal match for the position because [explique os motivos]

I would appreciate the opportunity to discuss how can I contribute to your company. Thank you for your time.

Best regards,

[Seu nome].”

Agora que você já sabe como fazer uma Cover Letter, é só encontrar a vaga que se encaixa no seu perfil e fazer o seu envio.

Para ter a melhor apresentação, baixe grátis agora mesmo nosso modelo de currículo para o Reino Unido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.