Cibersegurança
CURSOS,  EMPREGRABILIDADE,  MERCADO DE TRABALHO,  ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incidente de cibersegurança virou crise – as organizações estão preparadas?

A rápida digitalização dos negócios com a pandemia veio como solução do dia a dia de muitas pessoas, mas também com muitos problemas de cibersegurança

De repente, temas como segurança de dados e privacidade ficaram mais em alta do que nunca. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o modo como as empresas devem cuidar das informações de seus clientes, passou a aplicar punições desde 2021.

Soma-se isso ao aumento recente de fraudes digitais, (os famosos golpes via WhatsApp, Pix e redes sociais) que se você acha que isso só acontece no Brasil, os golpes são mais comuns na Europa do que parece.

O Reino Unido por exemplo é um dos países com maior número de golpes pela internet e o resultado é um cenário de insegurança cibernética em que empresas devem estar preparadas para lidar com eventuais desafios deste cenário com profissionais qualificados para lidar com essas crises.

Mas porque ter um profissional qualificado para segurança das informações?

Para entender a importância da cibersegurança, basta fazer uma rápida reflexão.

Quantos dados você fornece às empresas em compras online?

Pense em endereço, senhas, números de cartão de crédito e mais.

Todas são informações sigilosas e que devem ser protegidas com cuidado, longe de pessoas mal-intencionadas na internet.

E isso deve acontecer com as informações de negócios das empresas e governos: investimentos, balancetes financeiros e planejamentos devem ser guardados a sete chaves.

É aí que entra a segurança da informação, para garantir que tais dados só estejam acessíveis a quem possui autorização para isso.

As empresas também estão progressivamente mais dependentes de seus sistemas internos para funcionar.

Isso sem falar que o trabalho remoto se configura aos poucos como realidade de muitas companhias, chegando a 44% das empresas no Brasil.

Combinando todos esses fatores, o que se desenha é o cenário de um futuro que irá pedir cada vez mais profissionais de cibersegurança nas empresas.

Sua função será a de garantir que os dados estejam guardados e protegidos, não importa qual ameaça apareça ou de qual país eles estejam sendo acessados.

Neste cenário as Redes de Computadores e Segurança da Informação ganham destaque, pois são as Redes de Computadores que permitem que as informações possam ser compartilhadas e a Segurança da Informação garante que esses dados estejam seguros e protegidos, principalmente com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

Como posso trabalhar nessa área?

Na Unigran Europa você pode se graduar na área de Redes e Segurança da Informação em apenas 5 semestres com a formação de Tecnólogo.

Dentro do curso o aluno aprende sobre base computacional, os princípios de programação web e mobile. Com a formação de profissionais capazes de elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de redes de computadores, tudo isso, atrelado à garantia e segurança das informações.

Além da formação é necessário ou desejável se especializar e estar atento às oportunidades do mercado de trabalho.

Isso significa avaliar as oportunidades e também conhecer as empresas que são referência nessa área de atuação.

Outra área interessante que criou-se diante do mercado robusto que demanda profissionais qualificados é a área de Direito Digital. Eles são altamente demandados em escritórios de advocacia e também em empresas. Quem tem conhecimento técnico na área de tecnologia, então, sai na frente. 

A profissional da área de Redes e Segurança da Informação pode atuar ainda como:

– Administrador de Redes;

– Analistas de Recursos Computacionais de Redes;

– Analista de Suporte;

– Analista de Segurança de Redes;

– Gestor de Infraestrutura;

– Gestor em Segurança da Informação;

– Gerente de tecnologia da informação;

– Projetista de redes.

Conheça mais e faça o processo seletivo agora. Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.