Image Alt

Blog Unigran Europa

8 cursos livres que podem alavancar sua carreira

Chega um momento na carreira profissional em que percebemos que o mercado de trabalho exige outras habilidades além do diploma da graduação e dá mais oportunidades para os profissionais que estão constantemente se atualizando. Por isso, cursos de especialização são essenciais para quem deseja subir na carreira ou conseguir novas oportunidades.

Qual seria a melhor opção para você? Fazer uma pós-graduação? Curso profissionalizante ou técnico? Online ou presencial? O que se encaixa na sua realidade atualmente?

Se você ainda está em dúvida sobre qual opção escolher, continue lendo, pois apresentaremos os cursos livres, uma modalidade que pode te ajudar a evoluir na carreira e se manter sempre atualizado.

O que são cursos livres?

Os cursos livres fazem parte de uma educação profissional, possui duração variável e dispensam as características acadêmicas utilizadas nas graduações, já que são totalmente voltados para o mercado de trabalho.

Enquanto uma graduação conta com uma grade curricular baseada em diversos tipos de conteúdo, os cursos livres são diretos e mais objetivos, motivo principal de sua curta duração.

Podendo ser presenciais ou a distância, eles são focados em aprendizagens pontuais para profissionais que já estão no mercado de trabalho, com a finalidade de desenvolver, dentro da área de atuação de cada um, capacidades que trazem ganhos de conhecimento imediatos.

Agora que você já sabe o que é o curso livre, confira quais podem alavancar a sua carreira.

1. Educação Empreendedora

Este curso é perfeito para quem possui o interesse de se tornar empreendedor dentro de sua área de atuação. A educação empreendedora passou a ser essencial nos campos econômico e social. No mercado de trabalho contemporâneo, é exigido que os profissionais sejam empreendedores, autônomos, com competências múltiplas e possuam capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas.

O curso livre de empreendedorismo amplia conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam com o potencial empreendedor de cada aluno. O curso também é indicado para quem deseja participar ativamente do desenvolvimento social, acadêmico e profissional da empresa em que trabalha.

2. Aprendizagem Organizacional

Com este curso, o profissional aprende a organizar seus próprios modelos de gestão, coerentes de acordo com as necessidades da empresa e pautados no que ela precisa para alcançar os melhores resultados.

O profissional pode, ainda, entender os erros e acertos da empresa para melhorar próximas ações, criando estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.

3. Criatividade e Inovação

Ideias criativas e inovadoras dentro de uma empresa são sempre bem vindas! Oferecer uma solução diferente para os problemas da empresa ou do cliente é o que pode te diferenciar de seus concorrentes.
Reorganizar ideias, produtos e serviços de modo criativo trazem resultados positivos não só para o profissional, mas também para a empresa.

O curso nesta área possui o objetivo de estimular as melhores condições para o desenvolvimento das potencialidades inovadoras e criativas presentes em todo mundo, promovendo, assim, a criatividade individual e a identificação de novas oportunidades de melhoria e inovação, pessoal e profissional.

Desenvolvendo sua criatividade no âmbito do mercado de trabalho, o profissional aprende a como lidar da melhor forma com os desafios e problemas de forma criativa e eficiente.

4. Negociação e Vendas

Se você já trabalha na área, este curso vai incrementar ainda mais sua capacidade no processo de negociação e venda de forma eficiente, seja de produtos ou serviços das mais variadas áreas de atuação.

Aprendendo mais sobre seu produto e o público a quem ele se destina, o aluno aprende a identificar as necessidades do cliente e como agir em cada etapa da negociação para, então, a efetivação da venda. O curso pode auxiliar o profissional com estratégias para conquistar e manter seu cliente.

5. Atendimento Competitivo

Também muito válido para quem trabalha na área de vendas e negociação, o curso em Atendimento Competitivo desenvolve a habilidade e a capacidade de organização, dinamização e expressão na qualidade do atendimento ao público em geral.

Além de refletir criticamente sobre a qualidade dos atendimentos e desenvolver um raciocínio lógico, crítico e habilidade criativa e administrativa, importantes para o mundo da negociação.

6. Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias que traz atributos positivos para a sua imagem pessoal e, consequentemente, na forma com que você é visto no mercado profissional, aspecto muito importante no cenário atual, com a competitividade no mercado de trabalho cada vez mais acirrada.

Este campo sempre está em alta em qualquer área de atuação. Um curso de marketing pessoal auxilia, a partir de estratégias certeiras, a como valorizar suas competências e qualidades pessoais e profissionais em busca da conquista de seus objetivos em sua carreira profissional ou até mesmo no âmbito pessoal.

7. Comunicação Interpessoal

Uma boa comunicação interpessoal é uma característica que as empresas têm buscado cada vez mais seus funcionários. Pessoas que possuem facilidade em passar ideias de maneira clara, de modo a evitar desentendimentos providos da falha de comunicação, possuem um diferencial muito reconhecido nas posições de liderança do mercado de trabalho.

A utilização de uma boa comunicação interpessoal facilita a comunicação entre líderes e colegas de trabalho de modo a obter sucesso em projetos, dar e receber orientações, interagir com a equipe e conquistar bons resultados para a empresa e, até mesmo, para as relações fora do ambiente de trabalho.

8. Matemática Financeira

Perfeito para quem trabalha na área administrativa de uma empresa, a matemática financeira possui diversas aplicações no mercado econômico, especialmente no cotidiano de profissionais que necessitem da mesma para fins de tomada de decisão dentro de uma empresa. Um bom entendimento sobre Matemática Financeira pode te qualificar ainda mais no mercado de trabalho.

O curso busca proporcionar o conhecimento e entendimento das operações financeiras e suas aplicações, tornando operações complexas de fácil execução.

Percebeu que optar por cursos livres é uma ótima forma de crescer na carreira e se manter atualizado para o mercado de trabalho em um curto período de tempo? Agora que você sabe quais cursos livres podem te ajudar, aproveite e conheça mais sobre estes e outros cursos da Unigran Europa.