DESCUBRA O MUNDO UNIGRAN,  Travel

Estação Fantasma de Chamberí em Madri

Quando visitei Madri por primeira vez, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de museus e biblioteca espalhados pela cidade. Madri, e toda Espanha, tem uma grande oferta cultural e muitas delas, gratuitas.

A estação Chamberí é uma estação fechada do metrô de Madri, convertida em museu em 25 de março de 2008. A estação está localizada na Praça de Chamberí, entre as estações de Iglesia e Bilbao.

A estação de Chamberí pertence à primeira linha do metro de Madri e foi inaugurada em 1919. Nos anos 60, devido ao aumento de viajantes, tornou-se necessário alongar as plataformas de 60 a 90 metros.

Como a estação Chamberí está em uma curva, era tecnicamente impossível estender a estação e, levando em conta que as estações de Bilbao e da Igreja estavam muito próximas, decidiu-se fechar esta estação em 22 de maio de 1966.

A entrada da estação estava coberta, mas nem as bilheterias, nem os anúncios, nem os móveis foram removidos. Isso fez com que durante os mais de 40 anos que foi fechado, surgissem várias histórias e lendas de fantasmas.

A estação Chamberí, fechada desde 1966, foi projetada por Antonio Palacios e depois de décadas de negligência, o filme Barrio, de Fernando Leónde Aranoa, trouxe de volta ao presente em 1998. Agora você pode contemplar mais uma vez os acabamentos luminosos, coloridos e luminosos.

Para visitar o museu a entrada é gratuita. Há um vídeo explicativo da história do metrô de Madri e desta estação particular e, em seguida, você pode visitar a estação gratuitamente ou participar de uma visita guiada. A estação foi inspirada nas estações de Paris com o objetivo de incentivar o uso do metrô em 1919.

A estação foi construída por azulejos brancos e os anúncios da época também eram feitos de azulejos para durar mais tempo inclusive até hoje estão em perfeito estado.

Horários de Visita:

Quinta-feira: 10h – 13h

Sexta-feira: 11h – 19h

Sábados e domingos: 11h – 15h

Natal e Ano Novo: fechado

Texto: Cleo Costa, da Unigran Europa | Polo Madri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.