EDUCAÇÃO,  ESTUDOS

Inscrições para o Encceja Exterior começam em 24 de junho e provas serão aplicadas em 12 países

Quem vive fora do Brasil e busca a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio por não ter tido a oportunidade de concluir os estudos deve ficar atento. Começam no dia 24 de junho as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no exterior (Encceja-Exterior).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de julho, pela internet, no Sistema Encceja Exterior no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no exterior deverão informar número de CPF válido.

As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro em 18 cidades, de 12 países: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Amsterdã); Itália (Roma); Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

O Encceja é uma prova para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

Conforme o Inep, serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Com o certificado do ensino médico concluído, você pode começar a planejar um curso de graduação.  

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Certificação ou Declaração de Proficiência

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência.

Cronograma Encceja Exterior 2019

  • 24 de junho a 5 de julho – Inscrição
  • 24 de junho a 5 de julho – Solicitação de atendimento especializado
  • 8 a 12 de julho – Solicitação de atendimento pelo nome social
  • 15 de julho – Resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 15 a 19 de julho – Recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 18 de julho – Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 24 de julho – Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado
  • 22 a 26 de julho – Recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 31 de julho – Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • Setembro – Divulgação do cartão de confirmação da inscrição
  • 15 de setembro – Aplicação

Confira o edital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.