EMPREGRABILIDADE

Profissões em alta na Europa pós-pandemia: encontrando seu lugar

A pandemia da Covid-19 aconteceu e fez o mundo inteiro se reinventar. Desde os primeiros meses já começaram a se falar sobre o “novo normal” e a verdade nua e crua é que não precisamos ir muito longe para percebermos que nada está igual mesmo que pareça normal agora com o fim oficial da pandemia. 

Podemos fazer essa afirmação para as nossas vidas pessoais, afinal muito se foi perdido durante esse acontecimento histórico. Mas, também podemos fazer essa afirmação para as nossas vidas profissionais. 

A pandemia que estourou em 2020 mudou nossa forma de se relacionar e consequentemente de trabalhar. Enquanto o mundo fervia lá fora, dentro de casa fomos “obrigados” a explorar novas vertentes, novas formas de trabalho e novas formas de se desenvolver. E isso, é claro, alterou completamente nossa realidade profissional. 

Hoje é nítido o quanto podemos desenvolver um ambiente de trabalho dentro de casa, sentado na mesa de uma cafeteria, e até mesmo dentro de um avião ou trem. 

E como está o mercado na Europa?

Na Europa esse cenário é visível através do crescimento de profissões ligadas à tecnologia e consequentemente a esse modo de trabalho mais nômade, que traz a tona outro debate importante que floresceu durante a pandemia do Covid-19: como a saúde emocional interfere no desenvolvimento do nosso trabalho. Fomos levados a refletir no quanto um bom ambiente de trabalho favorece para a realização do trabalho em si e o quanto a exaustão é improdutiva e nada efetiva.  

Sendo assim, profissões ligadas à tecnologia, área de saúde e bem estar, gestão estratégica, inteligência de negócios, de mercado e de dados, inteligência artificial, pesquisas científicas e sociais, marketing, além de sustentabilidade e meio ambiente ganharam força por aqui. E junto com isso, cresceu também a reflexão sobre condições de trabalho e o quanto a produtividade aumenta quando estamos confortáveis e somos incentivados. 

De olho no dinamismo que a tecnologia pode oferecer, fomos convidados a investir em autoconhecimento e autodesenvolvimento, afinal quando o cenário mudou as características exigidas nos profissionais durante e pós pandemia também precisaram de mudanças. Sendo assim, é necessário desenvolver habilidades como criatividade, análise crítica, inteligência emocional, colaboração, resolução de problemas, flexibilidade e adaptação, negociação e mais. 

Mas então, como posso descobrir uma profissão que me encaixo dentro desse cenário?

É sempre necessário se lembrar que precisamos focar primeiramente em nos conhecer para conseguirmos tomar decisões acertadas quanto a tudo. Analise suas habilidades e gostos e dentro disso pesquise aquilo que mais tem conexão com você. Depois de definir isso, invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional, pesquise o cenário atual da profissão que mais lhe agrada dentro do país da Europa que você mora (ou até que você deseja morar) e pesquise também qual desses cursos a Unigran Europa oferece. 

Leia também: A administração vale a pena atualmente?

Com tudo o que vivemos e presenciamos nos últimos anos, conseguimos entender o quanto o tempo é realmente precioso e importante para quem o tem. Por isso, estudar onde você estiver e quando você puder é tão bom quanto trabalhar de onde estiver. 

A Unigran Europa tem mais de 35 cursos disponíveis para você investir hoje mesmo. Entre eles:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia de Software
  • Gestão de E-commerce
  • Pedagogia
  • Redes e Segurança da Informação

Faça sua inscrição hoje mesmo e seja você uma referência de sucesso.  

Acesse nosso site clicando a seguir: unigraneuropa.com/graduacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.